quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hora livre

Estou com essa agora de às vezes empacar numa leitura, não ata nem desata. Antropologicamente, ter comprado um carro me tirou o tempo precioso que tinha livre no ônibus, onde ia lendo por pelo menos meia hora por dia o livro da vez. Imagine você o que é meia hora por dia, um assombro, ainda mais se a gente somar a uma hora aqui outra ali antes de dormir e nos consultórios. Essa meia hora diária me fez bater recordes de leitura sem sentir dor, sem parecer que fazia algo extraordinário. Agora só me resta a hora daqui e dali do consultório e do tempo livre antes do sono. O problema é que não tenho tido tempo. Estou há mil dias com esse “Os meios de comunicação como extensões do homem”, de Marshall McLuhan, e não passei da página 180, acho. Mas o livro é muito bom. Ele agora está numa reflexão sobre o relógio, diz que o relógio muda completamente as relações, passamos a ter tempo livre (“terei a semana livre”) ou não (“estou com agenda cheia”). É uma discussão para dizer, entre outras coisas, que uma nova tecnologia muda radicalmente a vida das pessoas e faz com que todas as outras tecnologias se conformem à nova realidade. Antes de falar do relógio, McLuhan faz seu escrutínio do dinheiro, que também é outra mudança e tanto na vida humana. O livro levanta ótimas questões e faz pensar em muita coisa. Quando tenho a hora livre, me divirto muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário