segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cuide de você

A "culpa" certamente não é apenas de minha nova cunhada. O fato é que ver a exposição "Cuide de você", da francesa Sophie Calle, neste domingo, rendeu uma noite de discussões bem interessantes. Fomos em casalzinhos, eu e Eloá, de um lado, meu irmão e sua quase esposa, a suíça mais simpática de que tenho notícia - desde a minha adorável professora Liv. (Poucos nomes é ótimo negócio para uma conversa discreta.) Teríamos ido ver a exposição de Sophie de qualquer maneira. Mas duvido muito que tivéssemos levado o assunto a tal ponto e em tal extensão. Minha nova cunhada é artista plástica e se deliciou em provocar todos sobre a exposição e, mais ainda, sobre arte propriamente. Alguém pode imaginar que foi um papo chato e teórico sobre coisa nenhuma. (Sob certo aspecto pode até ter sido teórico, mas nem um pouco chato.) Foi uma conversa agradável e entrecortada por casos curiosos sobre os dois - meu irmão e ela - como se conheceram, por exemplo, em Paris, exatamente durante uma exposição de arte. Essas conversas de bar, após um programa cultural, nós sabemos como funcionam. Há casos leves e piadas salpicadas no meio de todo o papo. O que desmonta a possibilidade de uma sala de aula fora de lugar. Ninguém se levou tão a sério a ponto de querer falar verdades sobre as coisas. E a cerveja ajudou a digerir palavrões inevitáveis como "arte contemporânea", "Aristóteles" etc e abriu caminho para citar à vontade uma Marilyn Monroe, uma Maria de Medeiros...

A nota é que eu gostei bastante da exposição que, diga-se de passagem, não foi aprovada por todos. Mas até com isso eu me diverti.

2 comentários:

  1. acho que é a primeira vez que respondo comentando por escrito uma nota num blog. Em geral, comento com alguém ao lado - quando há - ou reflito com meus botões e viro a página rapidamente. E isso quando a coisa me chama muito a atenção (em geral questões políticas ou teóricas). O fato é que tenho pouca vivênvia nesse universo e uma paciência menor ainda - apesar de desejar muito poder um dia manter algo desse gênero. é engraçado como coisas e situações parecem sempre mais agradáveis, ou pelo menos, mais leves, quando revisitadas com desprendimento. (Ou talvez isso seja uma caracteristica da forma de escrever do meu irmão). O Curioso é que estávamos em numero de quatro, dois homens e duas mulheres, e somente uma versão do encontro veio a lume. (ao menos uma versão pública). Interessante perceber os vôos que são pessoais de meu irmão e que mais instigam e sugerem que contam ou relatam. (Ele sequer diz qual foi o bar). Se eu não estivesse lá penso que gostaria de ter estado, a partir da leitura do seu texto. Em minha ídole mais detalhista e pesada, eu destacaria a carne de fumeiro com feijão de corda e quijo coalho mais que a cerveja ou Aristóteles, destacaria os artifícios de minha noiva suiça para conseguir um cigarro de um cara da mesa ao lado mais que a forma dela de falar da arte contemporânea.(Ela fala pouco portugês ainda e não conhece os códigos desse gênero de coisas no Brasil, tentou comprar cigarros do fumante ao lado, por meu intermédio - eu não fumo- que sabia bem qual seria a resposta.) Tudo já tinha sido muito interessante lá.E agora que me deparo com os comentários do meu brother, sinto um prazer imenso em voltar imaginariamente àquele local, naquele dia outra vez. Essas conversas de bar, após um programa cultural, nós sabemos como funcionam, quando as pessoas não são chatas ou conseguem conter suas ranhetices, beber e comer algo agradável enquanto os outros discordam de um aspecto ou outro do você disse, ou metem algo que não tem nada a ver com o que você falou com a maior sereiedade do mundo. Do mundo não, da cidade, não, não, do local. Ou pelo menos da mesa, naquele momento.

    ResponderExcluir
  2. Então, Dadau: já temos duas versões do encontro. Marcamos agora nova cerveja para ouvir as meninas. Depois podemos fazemos um vídeo com todos os depoimentos para expor o produto final num museu modesto de Genebra.

    Agora sério: bacana que você deixou comentário. Vou esperar seu blog.

    ResponderExcluir