sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Pacote de maldades

Filhos, melhor não tê-los. Vinícius estava muito certo nisso (e também quando fala que o uísque é o melhor amigo do homem). Filhos são um problema eterno. Eu fui criado debaixo de muita porrada. E cresci um rapaz bom, respeitador, zeloso, tímido e com esse encanto natural. Todas as coisas pérfidas e escrotas da minha natureza, aprendi a manter guardadas no lugar certo e reservar às ocasiões apropriadas. Enfim, me tornei uma pessoa saudável e integrada. Por isso, não entendo bem essa política certinha de não poder - sob as circunstâncias certas - descer o braço num filho endiabrado. A minha pequena flor trouxe da escola outro dia um lista de queixas da professora sobre o seu comportamento. Dizia a professora que a pequena está impossível, não obedece, não pára quieta, conversa mais que o devido (e nas horas erradas), influencia mal os colegas. O problema de maior gravidade, entretanto, foi uma troca de cartas com um pequeno infante. Cartas de amor, subtendido pelos desenhos de coração e frases como "eu te amo". Meu primeiro impulso foi dar uma boa sova. Daquelas do tempo do meu pai. Mas aí tem esses tempos modernos que não acomodam as soluções mais eficazes para enquadrar menores infratores. Por isso, resolvi inaugurar um pacote de maldades e apreciar o seu efeito. Entre os tantos itens, está um que fala mais forte aos bons tempos que não voltam mais. São páginas diárias em que minha flor deve escrever dezenas de vezes a mesma frase: "Eu prometo que vou me comportar na escola". Meu pacote também inclui, claro, suspensão por tempo indeterminado de TV e internet. No primeiro dia depois do pacote, a professora disse que a menina parecia um anjinho na sala de aula. Mas calma. Ainda é cedo para se animar com o efeito do remédio. Se o pacote de maldades não funcionar, tudo bem. Posso me entregar, sem culpa e sanguinariamente, à tarefa de descer o sarrafo na criatura verticalmente prejudicada. E assim seremos todos felizes para sempre.

4 comentários:

  1. Cartinhas de amor!!?? Já???
    É, meu caro... as crianças hoje nos surpreendem.
    Sou a favor da palmada também. Mas só quando não há mais jeito...
    Legal o seu "pacote". Ela é uma garotinha esperta e sabe valorizar o que lhe foi oferecido. E ela sabe que o "pacote" é bem melhor que o outro "p"!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, Vinícius pode até ter razão, mas, se não tê-los, com saber... Bem, estou começando a minha missão-mãe e sei que não será nada fácil... Meu projetinho de ser humano só tem oito meses e já mostra que é uma espoleta, aliás, desde a barriga. Abs

    ResponderExcluir
  3. Pois é. Sou moderno, mas sei valorizar as coisas boas do passado...

    ResponderExcluir