segunda-feira, 12 de março de 2012

Uma vida de repórter

Entrando nas campanhas de Lula à presidência, o livro de Ricardo Kotscho ("Do golpe ao Planalto - Uma vida de repórter") me interessou bastante. Acho até que ele deveria ter concentrado todo o livro em um único tema, seja a sua vida de repórter, seja a sua presença na política e governo. A sensação de estar lendo um livro irrgular que não se detém em assunto nenhum e passeia por várias paisagens não me despertou tanto. Da metade para o final, quando o relato se detém na sua passagem como assessor de Lula e posteriormente como secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência, a história ganha um foco, e prende a atenção. Conhecia Ricardo Kotscho de nome e de algumas matérias em sua passagem por grandes veículos de imprensa. Não tinha uma opinião fechada e dificilmente teria comprado esse livro. Ganhei de presente no Natal do amigo Hederverton. Estou nas últimas páginas, no posfácio, quando o autor conta suas impressões sobre a crise do mensalão no governo, quando ele já estava fora do Planalto. Esse relato da trajetória do ex-presidente, desde o surgimento no sindicalismo do ABC paulista, fundação do Partido dos Trabalhadores, passando por sua fase de deputado da constituinte, candidato derrotado em três eleições e finalmente presidente do Brasil, esse é um relato que merece um grande livro. Kotscho conta de sua participação apenas. Temos uma visão incompleta, por motivos óbvios, e fica claro que o tema merece um trabalho que aborde o período de maneira aprofundada.

Uma observação final: Kotscho relata que o presidente o tinha como um cara que entendia de relacionamento com a imprensa, porém era um ingênuo em matéria de política. O livro meio que conclui exatamente isso. Não é um demérito, o livro traça uma fotografia simpática do seu autor. Eu, por exemplo, estou bem mais simpático ao jornalista do que era antes de começar a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário