terça-feira, 22 de março de 2011

Ubaldo

Mal terminei "O jornalista e o assassino", emendei um livro que queria ler há muito tempo. Chama-se "Viva o povo brasileiro", clássico de João Ubaldo Ribeiro. Temos esse livro há um bom tempo. Dei de presente pra Eloá e fiquei no desejo de ler em seguida. O que me deixava preguiçoso (confesso) era o estilo das primeiras linhas, algo meu barroco, abusando de imagens e palavras inusuais, estranhas até. E eu ficava imaginando o que seria escalar essa montanha textual que se espalha por quase 700 páginas. Agora que li o primeiro capítulo, estou entusiasmado. Primeiro, porque rapidamente nos acostumamos ao estilo. Segundo, porque o tom algo barroco vai se desfazendo e a linguagem vai tomando uma forma mais assemelhada àquela dos textos habituais de Ubaldo. Terceiro, porque uma vez que se pega o embalo, é fácil e prazeroso surfar as imagens que vão aparecendo. Esse primeiro capítulo, apesar do tema um tanto quanto épico, é pura poesia. Acho que tenho uma divertida escalada pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário