sábado, 27 de março de 2010

Fazendo as malas

O livro “Fazendo as malas”, de Danuza Leão, é muito divertido. Ela se dedica em um pouco mais de cem páginas a contar uma viagem a quatro cidades que parece adorar: Sevilha, Lisboa, Paris e Roma. É curioso perceber que a autora não gosta de tudo que vê nem daquilo que deveria ser óbvio para olhares estrangeiros. Ela sai descobrindo coisas e contando as suas aventuras. Li num tapa nos pedaços de tempo que fui arranjando numa semana tão louca (e cheia) no trabalho. O livro foi uma boa companhia e ajudou a aliviar as tensões. Danuza é humorada, mas também é irascível e irônica. O tempo inteiro. É uma caminhada que vale o ingresso. Bem diferente de tantos escritores que tratam de moda, atitude, comportamento, Danuza não faz tipinho. E mostra que tem alguma cultura, citando livros, filmes, personalidades, autores. Ela pode ser tão mal humorada quanto doce. É mulher, caramba, e daquelas cuja personalidade salta às páginas. E haja comentários mais ou menos interessantes sobre roupas, acessórios, restaurantes, ambientes, pessoas. Percebe-se que Danuza não quer ser profunda, também não quer inventar a roda, e parece ter se divertido escrevendo. Não se importa de falar obviedades ao lado de coisas realmente curiosas. A leitura vai embora e eu vou junto (invariavelmente com um pequeno sorrisinho no rosto). O mais legal de tudo é fechar o livro depois da leitura e descobrir que formiga um desejo doido de fazer uma baita viagem.

Trecho: “Meus primeiros momentos em Roma foram no táxi. Eu havia perguntado qual seria o preço da corrida até o hotel, ele me disse sessenta euros. Quando chegamos, estendi uma nota de cem euros, e o motorista, cheio de sorrisos, agradeceu muito a gorjeta. Eu disse que estava esperando o troco, que ele me deu, com a mesma cara-de-pau e os mesmos sorrisos. Pronto, estava mesmo em Roma.”

Um comentário:

  1. Gostei também de algumas partes do livro exatamente por estas dicas.
    Lá costuma-se dar/receber gorjetas gordas. Por isso, em mãos, o dinheiro sempre "trocado" para não passar por esse tipo de situação.
    E mais uma dica quando for viajar: não transforme o euro em real pq vc não aproveitará nadica. Achará tudo um absurdo de caro.
    :)

    ResponderExcluir