quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ela faz cinema

Recebi um tapa ontem quando o bumbum da Marjorie Estiano apareceu no episódio "Ela faz cinema", inspirado em Chico Buarque. Reclamei que eu não tinha feito nada. Eloá disse: "mas pensou que eu sei". Eu já tinha levado bronca quando observei uma cena que ela estava sem sutiã. É fogo. Mas meu histórico com a Marjorie Estiano me coloca mesmo no banco dos réus. Desde que a vi cantando "Miss Celie's Blues" em seu DVD fiquei bestinha. Gosto dela até hoje. Ok, voltando à série e para ser sincero, não foi o apelo sensual/sexual que marcou o episódio baseado nas canções "Ela faz cinema" e "Construção", de Chico. Gostei do que vi, acompanhei com interesse. Além do casal central (Marjorie/ Malvino Salvador), gostei muito de ver a outra história, do árabe Rafic, interpretado pelo ótimo ator Cacá Rosset. E gosto de como as duas histórias são independentes e se misturam. Achei desnecessária a narração em off, talvez justificável para um produto destinado a um público de TV, que é diversificado demais. Ainda assim, acho que o trabalho ganharia mais sem a narração. Não sei se foi minha alta expectativa, mas fiquei pensando que a história não se diferencia de outras que também tivesse trilha de Chico. Essa, claro, nasceu especificamente inspirada nas canções, mas ainda assim. E isso é mesmo complicado, a transição livro-filme é mais comum e até mais natural (todo filme é roteiro antes). E ainda assim, há toda a transformação óbvia de sair de um campo (literário) e migrar para outro (áudio-visual), a transição sempre gera uma outra coisa bem diferente. De canção para filme então, é ainda mais distante, é mesmo outro universo. Mas, sei lá, imaginei que iria ter uma identificação maior com as canções. Talvez esteja viajando e me fizesse melhor deixar passar um tempo para pensar mais sobre o que vi. O que acho mais importante é que gostei bastante, apesar de uma ressalva ou outra. Achei curioso que a direção é de um novato, o cineasta e publicitário Tadeu Jungle (com roteiro dele e de Estela Renner).

Nenhum comentário:

Postar um comentário