segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Rubem Fonseca

Comecei a ler na sexta e já estou chegando ao fim o livro "Secreções, excreções e desatinos", de Rubem Fonseca. É uma segunda leitura. Como já se passaram quase três anos, está me parecendo um livro novo. A empolgação para saber como termina cada uma das histórias está sendo a mesma de quando comprei o livro. Claro que em linhas gerais me recordo das histórias, mas não lembro dos detalhes. Fonseca é minucioso em assuntos que não são comuns em literatura. Pelo menos não do jeito como ele apresenta. Imagine um livro dedicado a histórias, quase todas elas, envolvendo alguma dessas tais secreções do corpo humano. E o autor aborda os temas de maneira séria e concentrada, mostra conhecimento sobre os assuntos, em alguns casos há explicações técnicas sobre a constituição do esperma, lágrima, sangue. Isso para não citar outras secreções... O fato mais importante é que as histórias, em geral curtas, são bem escritas e envolventes. Alguns contos parecem esboços, o que não é novidade num livro do autor; outras tem mais fôlego. Todas são boas de acompanhar. Eu ando por aí e de vez em quando volto às boas mãos de Rubem Fonseca. Não acho que haja escritor vivo melhor do que ele. Mas é só uma opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário