segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ela comeu meu coração

Era uma novela, até onde lembro, de muito sucesso. Eu era garoto, claro, mas já gostava de TV como gosto hoje. Na verdade, gostava ainda mais. Era fascinado. "A gata comeu" era o nome, e lembro bem da personagem da Christiane Torloni, super linda e sexy. Essas coisas são malucas, pode ser que eu assista hoje e não seja a mesma coisa, tenha aquela decepção que sempre acontece com coisas idealizadas. Ouvi a versão de Caetano da música tema (a música é dele, mas a versão na novela não era ele quem cantava). Na verdade, foram várias as canções que me fizeram regressar no tempo. Fomos os seis irmãos para uma aventura no sábado. Deveria ser uma feijoada que não deu certo. Fomos parar no mercado do peixe, um lugar incrível na cidade baixa, que eu não conhecia. Todos deveriam passar pelo mercado do peixe alguma vez. Parece o melhor lugar para comprar peixe, marisco, lagosta, essas coisas, tudo muito fresco, com excelente aparência e vendedores simpáticos, de bem com a vida. Almoçamos no restaurante da parte de cima, um programa muito bom mesmo. E a trilha sonora quando chegamos era a canção "Não, posso não, quero não, minha mulher não deixa não...". Gosto muito, mas não sei o nome, todo mundo conhece o refrão. De lá, fomos fazer e comer uma pizza na casa de um irmão. Ele tem muitos discos, mas é uma bagunça, precisa uma complexa operação para achar os CDs, nenhuma capa corresponde ao CD que está dentro. Prova de que não é fácil ter três crianças pequenas e uma adolescente no mesmo lar. Me apoderei do cargo de disc-jockey e consegui fazer uma seleção. Não tinha nenhuma dessas canções deliciosas de samba, pagode ou axé. Fazer o quê? Tive que me contentar em reproduzir Nando Reis, Caetano e Chico, Gal, felizmente tinha alguma coisa de forró... Em homenagem a "não-feijoada", a música "Feijoada completa", do Chico, abriu os trabalhos. No meio do caos, saiu pedaços do meu passado, poeira levantada a partir de canções como essa "Comeu" ou "Paula e Bebeto", uma das boas da Gal Costa. Coisa fina mesmo foi passar a tarde inteira do dia seguinte dançando no evento "Forró do Molenga", domingo, em Brotas, no condomínio onde meu irmão mora. Eloá não pôde ir e não achou graça em eu ter ficado de um lado para o outro do salão arrastando o pé com outras madames, sem ela estar de olho. Bobagem. Depois que ela comeu meu coração, não tem pra ninguém. Ela deveria saber disso.

*

E a letra:

Comeu
Caetano Veloso

Ela comeu meu coração
Trincou, mordeu, mastigou, engoliu
Comeu o meu
Ela comeu meu coração
Mascou, moeu, triturou, deglutiu
Comeu o meu
Ela comeu meu coraçãozinho
de galinha num xinxim
Ai de mim!
Ela comeu meu coraçãozão
de leão naquele sonho medonho
E ainda me disse que é assim que se faz
Um grande poeta
Uma loura tem que comer seu coração
Não, eu só quero ser um campeão da canção
Um ídolo, um pateta, um mito da multidão
Mas ela não entendeu minha intenção
Tragou, sorveu, degustou, ingeriu
Comeu o meu
Ela comeu meu coração
Tragou, sorveu, degustou, ingeriu
Comeu o meu

Nenhum comentário:

Postar um comentário