terça-feira, 19 de abril de 2011

Minha filha se esforçou para aprender algumas canções para uma apresentação de fim de ano na escola. Um tempo depois, estimulada com a idéia e numa brincadeira feita com Eloá, ela seguiu o embalo e aprendeu a cantar a longa canção "Sampa", de Caetano Veloso. O estímulo foi a viagem que faremos. É muito bonitinho ver a pequena entoando os versos complicados (para a idade dela) e se sair bem. Ela se esforça para não desafinar nem sair do ritmo. Outro dia quis saber dela quantas músicas ela conhecia que falavam de Salvador, uma cidade rica em canções em seu louvor. Tristeza. A pequena não sabia nenhuma. Tudo bem que a maioria dessas canções que louvam a cidade foram feitas antes mesmo do pai dela nascer, "Na Baixa do Sapateiro", "Saudades da Bahia", "São Salvador". O erro maior é meu, que não estou cumprindo bem meu papel de transmistir conhecimento útil e cultura. Outro dia, ela estava lendo uma versão infantil do livro "Os miseráveis" e perdi um tempo explicando quem era Napoleão Bonaparte. É preciso admitir que as coisas que envolvem Salvador são muito mais importantes que as peripécias do imperador francês, pra ficar num só exemplo. Depois disso, comecei a cantarolar canções sobre a cidade... Aos poucos vou cumprindo minha obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário