terça-feira, 26 de abril de 2011

Cantoras

Daí veio um papo sobre essas novas cantoras que surgiram nos últimos anos. Mesmo sem acompanhar vorazmente, conheço alguma coisa de ouvido e gosto de algumas dessas artistas. A melhor cantora que conheci recentemente (e essa palavra deve ser lida em sentido ampliado) é, sem dúvida, Maria Rita. Numa das últimas edições da revista Alfa, li um perfil dela que me fez chegar em casa babando de vontade de rever e reouvir o seu primeiro dvd (gosto dos três discos dela, incluindo o de samba). Minha primeira impressão com ela foi ruim. Eu a achei pedante, dura, até artificial. Aos poucos fui me deixando dominar - "seduzir" é uma palavra melhor. Talvez ela seja mesmo um pouco dura no sentido de irascível ou intratável, pelo menos aparentemente e para os não íntimos, não sei. O que sei é que essa impressão ficou sem importância diante da constatação do seu talento, da qualidade da sua interpretação, do seu trabalho de artista. Falando de outras descobertas, me chamou a atenção também o trabalho de Ana Cañas. Fiquei bem impressionado com seu vídeo em que interpreta "O nosso amor a gente inventa" e daí fui atrás de outras coisas. Ouvindo uma longa entrevista sua em uma rádio baiana, me entreguei. Gosto também, muito, de Céu, a cantora paulista. Vimos, eu e Eloá, alguns shows dela aqui em Salvador. O primeiro disco, é fácil ouvir tocando lá em casa, é muito bom. Por último, citaria a jovem Mallu Magalhães seja cantando em inglês ou em português. Ano passado um amigo me deu algumas coisas dela gravadas em mp3. E desde então sua voz tem sido companheira em alguns pratos que tenho feito na cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário