terça-feira, 10 de maio de 2011

Best seller

Em São Paulo, o amigo Hederverton me falou desses livros de Stieg Larsson, começando por "Os homens que não amavam as mulheres". Não disse muito, apenas que começou a ler e ficou viciado, não conseguiu largar. (E faz todo o sentido, a frase de divulgação estampada na capa do terceiro volume é do Guardian "Atenção: esta trilogia é altamente viciante".) Eu não conhecia, nem de fama nem de nada. Depois dessa conversa, Hederverton combinou de me enviar a trilogia para matar a curiosidade, a minha. Ele deixou claro que não é alta literatura e tal. Nem precisava da ressalva. Eu gosto de ler best seller se for minimamente divertido. Ninguém lê só pela alta cultura. Como ninguém come apenas pelo valor nutritivo. No cardápio dos livros, tem seu lugar um "Os sertões", como "O céu está caindo". E posso assegurar que Hederverton está com muitos pontos. Depois de ter lido vários títulos de Dostoyevsky, e até Stendhal, está com toda a moral e liberado para variar como quiser.



Nenhum comentário:

Postar um comentário