terça-feira, 23 de agosto de 2011

Livros

Faltam cento e poucas páginas de "A rainha do castelo de ar", que estou lendo, terceiro volume da série Millennium, do autor sueco Stieg Larsson. É quase nada, considerando que cada um dos livros tem uma média de 600 páginas. Quem conhece a série, sabe que a leitura dessas obras é veloz.

Por isso já estou pensando no próximo livro. Tem alguns que quero ler, e um deles é "A ponte – vida e ascensão de Barack Obama", a biografia do presidente americano, escrita pelo jornalisa David Remnick. Recentemente foi lançado "O que sei de Lula", de outro jornalista, o José Nêumanne Pinto, que também me despertou interesse.

É bom falar dos livros que queremos ler.

Por exemplo, quero ler muito "Carmen", de Ruy Castro, sobre Carmen Miranda. Ruy Castro é ótimo e seu livro de Nelson Rodrigues, "Anjo pornográfico", é muito bom.

Ainda não consegui pegar para ler a série sobre os anos de chumbo do escritor e jornalista Elio Gaspari: A Ditadura Envergonhada, A Ditadura Escancarada, A Ditadura Derrotada e A Ditadura Encurralada.

De Fernando Morais, li muita coisa, incluindo os bastante conhecidos "Chatô", "Olga" e "O mago". Mas quero muito ler seu livro inaugural, "A ilha", sobre Cuba.

Há muitos livros na fila e sempre aparecem outros. Mas não será de espantar se pegar para ler "Os sertões", de Euclides da Cunha, livro que comecei a ler em Alagoinhas, li os capítulos "A terra" e "O homem", adorei o texto, mas não sei porque não fui até o fim. E justamente no fim é que está o capítulo que trata da guerra de Canudos. Eu sou uma anta, eu sei.

Por falar em inacabados, estou devendo ler direito "Grande sertão: veredas", a conhecida obra de Guimarães Rosa.

Também não seria nada mal ler um estrangeiro, um livro bacana de ficção, principalmente se for gente de boa como Gabriel García Márquez.

Philip Roth também não faria mal nenhum.

Mas saudade mesmo (sempre) estou de Machado de Assis, que não canso de ler e reler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário