terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sopinha

Sei que não se deve pesar a mão nas refeições da noite. Sei, mas não uso. Porque gosto de comer à beça, e jantar é um prazer do qual não abria mão. Meu chefe me disse outro dia que estava chegando em casa e, sem conseguir resistir, mandava ver na janta (feijão, carne, macarrão etc.) para se sentir culpado logo em seguida. Acho que essa fase dele passou. Almoçamos outro dia e ele me pareceu o cara da alimentação saudável por excelência. Até entrei na onda e consegui me sentir satisfeito com um cardápio de caldo, muuuita salada (folhas principalmente) e proteína em dose bem contida (queijo branco e frango).

Porém, a minha vida não é de refeições exemplares. Tem de tudo, o que inclui meus momentos de excesso e entrega aos desejos. Gosto de todos os pratos, os saudáveis e os proibidos. Não existe essa de prato proibido pra mim. Qualquer refeição feita com honestidade está valendo. Até Rabada e Mininico de Carneiro (saudade de Alagoinhas...).

Vou continuar minha vida dedicada aos prazeres, mas à noite começo a substituir o peso de uma feijoada completa, bife ou macarronada pela inocente sopinha de legumes. É meu sono que exige a mudança. Ontem fiz isso e já notei a diferença. Catei uma receita bacana e rápida. Fiz algumas modificações e o resultado é que no meu experimento entrou arroz integral, cenoura, chuchu, batata, tomate e vagem. Também azeite de oliva, sal, pimenta, vinagre e uma pitada de açúcar. Foi bacana porque fiz umas improvisações como saltear os legumes antes de adicionar à receita (água em fervura, fogo médio, onde o arroz já estava há dez minutos). O tomate picado é o último ingrediente a entrar. Outra adapação foi que cozinhei a batata, e usando um pouco da própria água da fervura, fiz um caldo no liquidificador para dar uma engrossada na sopa. Se não pesar mão na batata, fica uma consistência ótima. Não sou o maior fã das sopas aguadas.

Não entra nada de fritura, nada de tempero em excesso ou caldo pronto industrializado. Praticamente o gosto é o dos legumes com o cuidado de só acrescentar o azeite no final. Delícia de sopinha. Mais uma para minha coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário