quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Super 8

Cara, eu gostei de "Super 8", mas achei que ia gostar muito mais.
Desconfio que o fato de J.J. Abrams, o diretor, ter seguido de perto os passos de Spielberg, com homenagem explícita, explica um pouco a minha (quase) decepção.
Não chegou a ser uma decepção.
O filme é bom, aquela relação entre o garoto (Joel Courtney) e a menina loirinha (Elle Fanning), achei graciosa - e confesso que torci pelos dois.
Dá para falar de muita coisa legal no filme, um ar de sessão antiga, nostálgica, clima produzido de propósito com a história ambientada nos anos 70.
A homenagem ao cinema é bonita e bem feita, com uma equipe de pequenos fissurados em filmes e histórias de zumbis.
O filme é bem movimentado, e acho que ajudou ao clima o ET não aparecer logo, deixando um ambiente de mistério e suspense por mais tempo.
O elenco é bom, são vários núcleos que se comunicam, tudo feito para dar força a trama principal e para dar espaço para a turma de crianças que são os verdadeiros heróis.
Mesmo com tantas coisas bacanas, eu esperava mais.
Não gosto tanto do sentimentalismo nem do enfoque muito família, não do jeito que está ali, meio que forçando a uma redenção de todos os personagens no final.
Não gosto muito que seja tão edificante, quase com uma mensagem de amor e compreensão ao próximo e aos diferentes (no caso, o diferente é um bicho de outra galáxia).
Pelo menos não como solução artificial.
Acho que sou um pouco mais cínico com as coisas.
Nunca gostei tanto de Spielberg para falar a verdade. Sempre tive esse sentimento com filmes dele, um sentimento de que era legal mas meio chatinho.
Não sei explicar bem.
Spielberg nunca foi um dos meus diretores favoritos.
Gosto dos filmes de Indiana Jones por causa do humor do personagem e temos que ver a contribuição do carisma e talento de Harrison Ford que também ajudam.
"Super 8" é um filme bonito e vale a pena pelas homenagens que faz, pela beleza que é ver atuando o casalzinho (tanto a menina quanto o menino são muito bons), pelo encadeamento crescente, a tensão o tempo todo.
Os garotos do elenco estão ótimos e engraçados.
O filme é bom, vai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário