terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Arrasta-me...

Tive medo durante o filme "Arrasta-me para o inferno", do Sam Raimi. O filme é um exagero só e justamente por isso é tão bacana. Raimi não se leva a sério, brinca com o gênero, mói a protagonista (vivida pela atriz Alison Lohman), coitada, que sofre o diabo enquanto tenta se livrar de uma maldição. O dinheiro está por trás de algumas das motivações dos personagens. O filme pode ser lido como um conto moral que condena a ambição. Mas é curioso que o vidente e a médium que tentam ajudar a protagonista sejam também movidos por dinheiro. Mas não dá pra se apegar muito a isso. Raimi quis fazer um filme divertido e assustador. Conseguiu.

Vi também "Desejo e perigo", de Ang Lee. Me esforcei de início, o filme não me pegou de cara. Mas fui em frente, gosto de Ang Lee. A história se passa nos anos 40 durante a segunda guerra mundial e a ocupação de Hong Kong e Shangai pelas tropas japonesas. Acho que Ang Lee perde muito tempo até chegar ao ponto, o romance secreto entre um oficial japonês e uma atriz ligada à resistência local. Ela foi infiltrada para seduzir o oficial para que seus colegas possam eliminá-lo. A atriz que faz a espiã (Wei Tang) é boa em cena, fica dividida entre os dois lados em conflito e consegue ser bastante convincente. No fim, a sua personagem mostra que foi subjugada pelo amor, paixão ou algo nessa linha. Não é um filme banal. É uma experiência interessante. Uma das melhores cenas é aquela em que os resistentes matam um homem a facadas, é grotesca, arrepiante. Coisa parecida pode ser dita das inúmeras cenas de sexo. Brutais, intensas (especialmente a primeira). São cenas fortes, não estou certo se gostei ou não, mas causam impacto na tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário