quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Filmes

Nesse Carnaval, vi muitos episódios de "Moderny Family" e de "How I Met Your Mother" (ambas são comédias da melhor qualidade, eu e Eloá temos nos divertido muito). Fiz a besteira de interromper esse bom programa para tentar ver aberrações como "Bruno". Burrice minha, que não cheguei aos 40 minutos de filme. Como disse o Inácio, já tinha perdido meu dinheiro, não precisava me torturar e perder também o meu tempo. Não entendo. Detestei "Borat" e ainda assim caí na conversa mole dos comentarista de cinema. "Bruno" não é irreverente ou anárquico. É um festival de bobagem e de vontade de chocar a qualquer custo. Passo.

Compensei o tempo perdido revendo "O Corte", direção de Costa-Gavras. O filme, embora um pouco mais longo que o necessário, trata de um alto-executivo que perde o emprego na indústria de papel e não consegue se recolocar. Mostra uma Europa em dificuldade e como as pessoas se movimentam nesse contexto de crise. O personagem central tem uma idéia para voltar ao mercado. Ele decide eliminar a concorrência. E não se trata de sentido figurado. Bom filme.

Assisti "Guerra ao Terror", que concorre a nove Oscars, inlcuindo melhor filme e diretor. Não é mau filme, mas não me impressionou tanto como achei que poderia. Mas é preciso dizer que não sou bom com filmes de guerra. Não lembro de nenhum que tenha realmente mexido comigo. Este "Guerra ao Terror" é tenso, tem aquela câmera tremida dos filmes que imitam documentário, há esse suspense tremendo toda vez que a equipe anti-bomba chega em um local ameaçado. Parecem casos reunidos sobre uma equipe de trabalho, por mais incrível e mortal que seja esse trabalho. Impressiona em algumas cenas, mas dá vontade de ir ver um documentário de verdade. Como ficção, não me "pegou".

Por fim, vi o início de "G1 Joe - A Origem de Cobra". Falo que vi o início porque não tive saco para ir sequer até a metade. Perdi a paciência com filme bobo, sem história, que tem uma explosão a cada cinco minutos e um golpe de arte marcial a cada 30 segundos. Estou ficando velho.

2 comentários:

  1. Apocalipse Now, Full Metal Jacket, Tempos de Gloria, The Bridge on the River Kwai, The Deer Hunter, Império do Sol, M*A*S*H!!!!! (são os que me lembro sem pensar muito).
    Eu também achava que não era "bom com filmes de guerra", mas quando paro para pensar... gosto muito de vários!

    ResponderExcluir
  2. Sempre fui chatinho com filmes de guerra. Dessa lista, vi Apocalipse e Império do Sol. Gosto. Mas não é amor. São aqueles casos de uma noite... Quem sabe Bastardos Inglórios, q ainda não vi, me ajuda a mudar a opinião?

    ResponderExcluir