terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Invictus

Sensacional o novo Eastwood, "Invictus". Minha teoria é que existem cineastas sob medida para cada pessoa. Eastwood nunca me decepciona (mesmo "Cartas de Iwo Jima"/ "A Conquista da Honra", que não me fizeram morrer de amor, me deu um punhado ou dois de gratificação). Em "Invictus", temos esse personagem de Mandela, que Morgan Freeman recria tão bem em cena. Arrisco dizer que nunca vi Freeman, que não é mau ator, nunca o vi melhor. Os jogos de rúgbi, do qual não entendo nada, aquelas cenas das equipes se espremendo, como búfalos medindo força, são tremendas. É um filme com apelo à emoção, como são muitos outros sobre esporte. Eastwood conta essa história de forma interessante, com respeito à nossa inteligência e à realidade factual. Não é uma situação pouco complicada a da África do Sul pós apartheid. O filme demonstra essas tensões. Sei que o filme não é aplaudido por todos, divide opiniões. Para mim, foram duas horas de satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário