quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ah, um bom livro!

Volto, com muito prazer, a Nelson Rodrigues. É um dos meus ídolos, todo mundo sabe. Comecei a antologia de alguns contos de "A Vida como ela é", as histórias que ele passou anos publicando diariamente em "O Globo". Há vários livros com esse material porque ele escreveu muito. Esse que estou lendo chama "Elas gostam de apanhar", uma de suas muitas frases célebres. Nelson Rodrigues é uma máquina de talento, de coerência, que não tem nada de bom mocismo ou falsa moral. E diz as coisas na lata. É muito bom ler opiniões dele como: "Nada soa mais falso do que a alegria. Rir num mundo miserável como o nosso é o mesmo que, em pleno velório, acender o cigarro na chama de um círio". Tremendo. E olha isso: "Que importa tudo o mais, se a morte nos espera em qualquer esquina? Convém não esquecer que o homem é, ao mesmo tempo, o seu próprio cadáver. Hora após hora, dia após dia, ele amadurece para morrer". Sua leitura é crua. Ele é direto, sem firula, sem querer vender um mundinho bonito. E não pense que não há humor em seu texto. Há, muito. É um dos autores mais espirituosos.

Ah, nada como um bom livro!

3 comentários:

  1. Somos dois! Adoro Nelson.
    Já li muito e não perco a oportunidade de re-ler.
    Depois de ler as frases citadas por você deu vontade de ler agora! Pena que estou longe de casa...
    Bom lembrar de ler outra vez, antes da copa do mundo, a coletânea de crônicas sobre futebol: À Sombra das Chuteiras Imortais.

    ResponderExcluir
  2. Hummm, Marlla tem um livro dele sobre futebol (não sei se é esse) que ela diz que é ótimo. Não duvido, futebol era uma das paixões de Nelson...

    ResponderExcluir
  3. O que eu tenho é "O Berro Impresso das Manchetes - crônicas completas da manchete esportiva 55-59". Muito bom!

    ResponderExcluir