sábado, 10 de abril de 2010

Lelê/xerém

"Ô piza o milho penerô xerém/ eu não vou criar galinha/ pra dar pinto pra ninguém". Luiz Gonzaga

Sucesso de público e de crítica o lelê de milho que fiz ontem aqui em casa. Redescobri esse prato que minha mãe fazia na minha infância. Muita gente chama xerém e isso me deixou confuso. Eu sempre conheci como lelê. E é delicioso e bem fácil de preparar. Tudo começou num evento que fui a trabalho essa semana, um café da manhã. Minha amiguinha Dora ficou lembrando o estouro (de bom) que é a combinação de lelê com café. Foi água na boca. Daí lembrei da minha mãe. Voltei no tempo. E porque não tentar fazer? Comprei o milho já pronto no mercado. Usei também leite de coco, coco ralado, leite liquido, manteiga, canela em pó, açúcar e cravo. (Detalhe: minha mãe faz com leite tirado do coco mesmo, não usa as garrafinhas tão práticas. Dá cem vezes mais trabalho, mas o resultado vale a pena). Pesquisei e descobri um milhão de receitas que confundiam muito mais que explicavam. Usei duas e ainda dei um toque meu, mudando uma ou outra instrução. Antes de preparar, claro, liguei pra minha mãe que me deu uma ótima dica para achar o ponto certo. Precisa ter paciência para mexer bastante como se tivesse fazendo vatapá. Mas o resultado vale a pena. Coisa de 30 a 40 minutos e ele está pronto e bonitão. Despejei numa assadeira e esperei esfriar. Delícia. Eu, Eloá e a pequena devoramos de um dia para o outro.

2 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber mais sobre o lêle com café.
    tenho um blog de culinária que usa café como ingrediente e não conheço essa maneira de consumir.
    obrigada,
    stela morato

    ResponderExcluir
  2. O café não entra como ingrediente, é como falar que vai tomar "cafe com bolo" ou "café com pão". Para mim, o lelê com café tem gosto de infância... uma combinação deliciosa.

    ResponderExcluir