quinta-feira, 2 de junho de 2011

Livros

Minha pequenina descobriu que adora ler.
Acompanhando esse processo, percebi que é preciso ter cuidado com isso.
Por exemplo, a mãe mandou pra ela uma edição que contém os dois livros de Lewis Carroll: "Alice no país das maravilhas" e "Alice no país do espelho".
Ela leu o primeiro com alguma dificuldade (são muitas páginas e letrinhas pequenas) e empacou no segundo.
Por não ter saco para continuar a ler, se sentia mal (achava que a mãe ia ficar chateada) e ao mesmo tempo não partia para um outro livro enquanto não conseguisse terminar o que estava incompleto.
Felizmente eu percebi o drama.
Resolvi assim: expliquei pra ela que leitura tem ser gosotosa, ela tem que querer. Não é remédio. Disse que ela tinha liberdade para mudar de livro se acontecer de não dar gostar de algum. Tem vezes que um livro não desce - é porque ela não está pronta para ele ou ele não está pronto para ela.
De alguma forma, ela entendeu.
O fato é que se sentiu desobrigada e depois disso leu com entusiasmo várias obras: "Emília no país da gramática", "O menino no espelho", "O pequeno príncipe", etc.
Recentemente, ela me chegou em casa com um livro que ganhou de um amigo da mãe.
Fui ver, era um livro sobre namoro. Disse para ela que um livro com aquele tema eu teria que ler primeiro para me certificar de que era apropriado.
Como não tive tempo pra cumprir minha obrigação, comprei um outro livro para ela não ficar no prejuízo.
Comprei "Judy Moody Salva o mundo" que já é bacana desde a capa.
Gostei muito da sinopse que li, a história é sobre uma menina na mesma faixa etaria da minha filha que se envolve em situações onde aprende sobre o ambiente, preservação de recursos naturais e animais ameaçados de extinção. É um papo ecológico que está na moda, porém não sou idiota de ignorar a importância do assunto - principalmente para uma criança que está formando repertório de vida.
O mais importante é que o livro é lúdico e trata de maneira aventuresca o dia-a-dia da menina na escola, com os amigos e com a família. "Judy Moody é uma típica menina de 9 anos, estudante da 3ª série, muito segura de si, que adora uma aventura e é famosa por suas mudanças de humor", diz o resumo.
Melhor minha pequena aprendendo sobre natureza (e curtindo aventuras de uma menina da idade dela) que acompanhando histórias melosas sobre romance.
Cada coisa no seu tempo.

P.S.: o mais bacana é que ela está adorando Judy Moody. Em dois dias, já leu quase metade do livro. Depois de cada leitura tem que vir correndo me contar o que se passou até ali. Seus olhos brilham de entusiasmo. E os meus também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário