terça-feira, 17 de março de 2009

Obrigatório

Notícias do Planalto, que acabo de emprestar a minha amiga Najara, é um grande livro. Não estou falando apenas da sua extensão, de suas mais de 700 páginas. Estou falando da qualidade de seu texto e da abrangência de suas informações. É um livro rico, detalhado, extremamente bem escrito sobre um período recente e terrível da história do Brasil. Mário Sérgio Conti, o autor, ganhou todo o meu respeito tratando com um talento tremendo a nefasta era Collor a partir da imprensa, das relações de poder, dos conflitos de bastidor. Aqui estão, de certa forma esquadrinhados, os veículos de comunicação da grande imprensa, o quarto poder brasileiro. É um painel detalhado do funcionamento desses veículos naquilo que há de intersecção com o poder. Ninguém acredita, mas li o livro duas vezes, a segunda imediatamente depois de ter terminado a primeira leitura. Adorei o texto de Conti, acho o cara um talento e desde então fico atento a tudo que ele escreve. Sei que seu livro não é uma unanimidade, muita gente acha que ele fez um livro para reescrever a história e livrar a cara dos patrões, suavizar a forte participação dos donos de veículos na ascenção de Fernando Collor. Porém, todavia, nada me tira da cabeça que se trata de um tesouro, um livro obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário