quinta-feira, 12 de março de 2009

Watchmen

Assisti "Watchmen" ontem e achei muito bom. Tenho uma ou outra restrição, mas no geral achei o trabalho todo muito acertado, muito interessante mesmo. Estava com medo, porque vi tanta porrada no lombo do diretor Zack Snyder. Para mim que detestei seu filme anterior, "300", o quadro não se anunciava bom. Com "300", gostei de uma coisinha ou outra e morri de aborrecimento com os outros, digamos, 90% do filme (incluindo o rei Xerxes, um deformado Rodrigo Santoro). Em "Watchmen" se deu o contrário, fiquei pirado em algumas cenas e adorei o conceito todo, o clima obscuro e dark, os heróis bem escrotos e totalmente fora da ordem, o humor, o erotismo, a crítica (ok, inofensiva) ao "american way of life" e à preponderância americana no mundo.

Não acreditava em certas coisas, fiquei embasbacado com algumas cenas. Bem, eu não conhecia os quadrinhos de Alan Moore, então para mim tudo foi novidade. Fiquei, como disse Hederverton, doidinho para ler o original. Não conseguia imaginar uma história como aquela direcionada para adultos, com um visual incrível e uma trilha sonora retrô deliciosa. Nunca pensei que iria dizer isso, mas tiro o chapéu para o Snyder. Claro que o grande mérito é de quem imaginou a coisa toda, que está nos quadrinhos originais, ok, mas pouco importa uma vez que o filme teve a inteligência de se valer disso e competência para dar luz e movimento à coisa toda. Por exemplo, um personagem como o Comediante, cínico, sacana, cruel e politicamente incorreto (o cara atira numa grávida!!!) é muito bom. Imagine que esse é um dos heróis! Dá pra acreditar? Adorei.

Um dos méritos é contar a história de heróis que sofrem com problemas dos homens comuns, desde ciúmes até aquela falha na hora do sexo. E é muito legal também a cena de sexo entre o mocinho e a mocinha, mostrada sem frescura. Ora, são pessoas normais que sentem fome, sede e tesão. Por que não? Imagina isso, uma cena quente entre o Peter Parker e a Mary Jane? Huuummm, não rola. Entre Wolverine e Jean Grey? Duvido que apareça algo que eleve a classificação acima dos 13 anos. Qual produtor vai entrar nessa? Por isso, alguém tem que fazer o trabalho sujo e "Watchmen" está aí para isso, para ser adulto na temática e na abordagem, sem moralismo. O filme mostra muito sangue, muito corpo explodindo, muita porrada, que chega a doer na gente. É violentíssimo. É cru, nesse sentido, impiedoso. Mas, contraditoriamente, é também clean de uma forma que diverte. O filme diverte o tempo todo. Pelo menos, para caras sem hipocrisia e dispostos a se entregar à ficção como eu. Há muita coisa boa, surpreendente. Para mim, foram quase três horas que passaram voando.

Tudo bem, vamos às restrições. O final é bem menos digno que o resto do filme (bobo até). Os atores não são bons, funcionam e tal, mas imagino o que seria com talentos de verdade. A exceção vai para os intérpertes do Comediante e do Rorschach, que estão maravilhosos. E eles são tão importantes para a trama que compensam o restante do elenco e equilibram a balança. A história flui na tela, mas em um ponto ou outro se confunde. Não é a bagunça total que alguns críticos apontam, dá para acompanhar perfeitamente. E acho, com sinceridade, que os flashbacks, um depois do outro, não atrapalham em nada o andamento, pelo contrário, movimentam a história. Eu sempre implico com filmes que tem personagens demais, plots demais, que diluem muito a atenção do espectador e não ajudam a fixar no que importa. Mas é possível fazer isso bem. E acho que Snyder conseguiu.

2 comentários: