domingo, 15 de março de 2009

Caruru

Hoje me convenci de que sei fazer caruru. A receita que fazia antes trazia os ingredientes básicos: quiabo, camarão, azeite, gengibre, cebola, amendoim, castanha e sal. Fica uma delícia, Eloá mesmo adora. Mas gostei mais depois que inclui tomates, cebolinha e pimenta à receita que fiz hoje. A primeira mudança para melhor: a cor é mais escura, avermelhada e apetitosa. A cor também deve algo ao amendoim que foi incluído com casca e tudo. Segunda mudança: os tomates e o cheiro verde fazem a diferença no sabor, e como fazem.

Procuro não descaracterizar os pratos, pelo menos enquanto estou aprendendo. Depois que estou seguro posso fazer um improviso ou outro. Foi esse o caso. Um livro sobre culinária baiana do Senac ("A cozinha baiana no restaurante Senac do Pelourinho", de 1990) ensina a receita sem tomate e cebolinha. Já vi gente dizer que "não tem nada a ver" acrescentar tomate ao caruru. Esse pessoal é mais purista. Descobri que sou um impuro. As fotos que ilustram este post eu fiz agora a pouco. A mão que balança a colher é de Eloá. Agora, peço sua licença. Vou fazer uma boquinha.

6 comentários:

  1. Eu não me convenci que vc sabe realmente fazer caruru.
    Mas quando vc convidar os amigos para experimentar..."Eu só acredito vendo", ops, comendo!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Puxa, quanta honra! Pensei que tinha te perdido como leitora do blog. Você está viva mesmo? Bem-vinda a minha humilde tapera, é pobre mas é limpinha. Vamos marcar o caruru, sem problema. Mas deixa eu aprender a fazer vatapá, que a gente faz um negócio mais direito e organizado.

    ResponderExcluir
  3. Não só leitora como seguidora... Olha eu aí ao lado!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro, esse caruru deu água na boca. E aproveitando a deixa de Marlla, só aprovo depois de prová-lo.

    ResponderExcluir
  5. Vamos então ver uma data pra fazer a provação. Só que vou ter que botar mais água no feijão, porque vamos ter mais uma boquinha na área logo, logo...

    ResponderExcluir