quinta-feira, 5 de março de 2009

Visita

Meu irmão esteve ontem em minha casa com a namorada suíça. Ele é professor, que acaba de concluir o doutorado, ela é artista plástica, que inicia um mestrado na França, onde mora. Foi uma noite boa, não apenas porque começou com a discussão de textos ficcionais que meu irmão escreveu em português e pediu para Eloá traduzir para o francês. A noite foi boa principalmente na parte B. Sentamos para a refeição da noite: sopa de feijão com legumes, cuzcuz de milho, banana da terra cozida, pão, café com leite e suco de maracujá. Ela, a namorada, comeu cuzcuz de milho pela primeira vez. Adorou. Ela tenta aprender português, se esforça para falar frases completas nesse idioma, mas não tem jeito, no meio começa a falar francês. Língua que meu irmão e Eloá entendem bem (e eu, nada). Foi uma refeição em duas línguas. O engraçado era a cara de espanto da suíça quando a gente usava uma palavra fora do contexto. Quando falei que tal coisa era um pepino danado, ela secundou: "pe-pino?!". Outra hora deu um nó no pensamento quando me ouviu falar a expressão: "porrada de coisa". No fim saiu feliz. Nós também gostamos muito da visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário